Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

First Post

Saindo de uma aula de "Farmácia e Sociedade" na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, um jovem aluno, mais um dentre vários que estavam procurando conhecer as diversas áreas de atuação do farmacêutico decide conversar com seu professor sobre o tema.

E eis que o professor comenta sobre uma tal "Farmacoeconomia". Como todo aluno de farmácia do segundo ano, o aluno ficou com um rosto de dúvida e perguntou do que se tratava. Sabia o que era Pesquisa Clínica, Farmacovigilância, Controle de Qualidade, mas o que era essa Farmacoeconomia? Até pronunciar essa palavra era algo difícil.

O professor me passou alguns artigos (quer realmente li mas não absorvi quase nada). Decidi perguntar para alguns professoras da faculdade do que se tratava. A grande maioria me disse que nunca tinha ouvido falar sobre o tema, outros me perguntavam se eu não queria dizer "Farmacoepidemiologia".

Procurei em diversos sites de busca sobre o assunto, mas pela falta de experiência, pouco entendi. Lembro que encontrei na época, uma revista Você S/A comentado sobre profissões do futuro e dizia sobre a Farmacoeconomia (entrevista com um expert na área, Mario Saggia). Voltei ao professor, que me indicou conversar com uma pessoa que até hoje considero muito e até hoje me ajuda como pode: Dr. Wilson Follador. Posso dizer que tive muita sorte, e até hoje tenho, pois encontrei muitas outras ótimas pessoas que me rumaram nessa especialidade.

Não sou nenhum expert ou "papa" no assunto, longe disso, mas espero com este blog, dar uma introdução à pessoas que  nunca tiveram contato e se interessam pela área e encontraram dificuldades (assim como eu) ou não tem tanta sorte de encontrar pessoas que possam dar uma dica, ou simplesmente servir de base para discussão, transmissão de notícias e fomento à novas idéias na área de Economia da Saúde e Acesso a Mercados.

Boa leitura!
Gostaria de aproveitar e agradecer às pessoas que foram e ainda são fundamentais no meu desenvolvimento profissional e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário