Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Evento – Aula de Medicina Baseada em Evidências e Economia da Saúde – FCF/USP

Ontem, dia 23 de agosto, tive um grande sonho realizado, só não esperava que fosse tão cedo. Como fiz o ditado, “o bom filho à casa retorna”. Não sei se sou um bom filho (vamos deixar isso de lado), mas tive o enorme prazer de voltar à faculdade em que estudei e digo mais, agora do outro lado da sala, ou seja, dando aula para pessoas com as quais eu conversava no corredor da faculdade.

Também percebi o quanto duro e difícil é dar aula. Começando pela parte de montar a aula que me consumiu algumas boas horas, e depois apresentar de forma clara e manter a sala participativa.
Foram duas aulas para aproximadamente 40 alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, ministrada pela prof. Dra. Eliane Ribeiro. A professora Eliane Ribeiro é docente da faculdade e com muito empenho, criou desde o ano passado uma matéria de Farmacoeconomia devido ao interesse dos alunos e a falta de disseminação sobre um tema tão importante.
O sucesso foi evidente. Ano passado, existia apenas uma turma da matéria no período diurno e devido à demanda, a matéria também foi oferecida no período noturno a partir deste ano. Além disso, é a primeira e única matéria de Farmacoeconomia que conheço que é oferecida a alunos de graduação.
Durante a aula, pude conversar com os alunos sobre as dificuldades que tive para entrar na área, falar sobre áreas conjuntas que pude trabalhar como Pricing & Reimbursement e Acesso a Mercados Público e Privado, a dificuldade de se manter atualizado sobre Economia da Saúde e as tendências do mercado quanto a essas áreas. Além disso, fiz uma introdução sobre a Medicina Baseada em Evidências e falar da importância da Economia da Saúde.
Foi uma experiência única e espero que seja a primeira de muitas. Muito obrigado à professora Eliane Ribeiro pelo convite e também à empresa EVIDÊNCIAS e ao Dr. Otávio Clark por ter cedido vários slides e meu horário de trabalho para apresentar a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário