Os mais novos na área devem estar se perguntando o que é a ANS e qual o seu papel. Ainda mais do que isso, o por que de ter que conhecer isso. Aqui vai uma definição bem simplificada.
Apesar de existir o Sistema Único de Saúde (SUS), que é público e universal, a saúde no Brasil é constituída de dois sistemas de saúde. Como o Sistema de Saúde Público é limitado, o cidadão brasileiro acaba tendo a necessidade de pagar um plano de saúde extra a fim de obter melhor qualidade em saúde. Esse é o Sistema de Saúde Privado, constituído por planos de saúde, etc.
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é uma agência vinculada ao Ministério da Saúde e é responsável pela regulação dos planos de saúde no Brasil.
De forma geral, é responsável por criação de medidas e ações que envolvem a criação de normas, controle e fiscalização de segmentos de mercados explorados por empresas visando assegurar a interessa da população.
Qual a importância para nós, que trabalhamos em Economia da Saúde saber sobre isso?
De forma bem simples, a grande relevância é que assim como o Ministério da Saúde, os planos de saúde são gestores da saúde, um importante "player" e decisor na incorporação de tecnologias, regularizando o acesso destas à população. Hoje estamos presenciando na indústria farmacêutica a construção da área de Acesso focando neste mercado, visando a construção de parcerias e relacionamento com o objetivo que seus medicamentos e equipamentos médicos sejam reembolsados pelo Mercado Privado.
Maiores informações no site da ANS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário