Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como começar em Economia da Saúde e Pesquisa de Desfechos?

Vimos nos primeiros posts a grande dificuldade para aprender e iniciar na área de Farmacoeconomia. Nessa mesma época de início, vários gerentes da indústria farmacêutica  e professores da faculdade me deram dicas do que estudar e por onde começar. Agregando minha pequena experiência na área, vão algumas dicas. Nos próximos posts, pretendo postar o nome de alguns livros que me ajudaram!

O tema é tão importante que no Congresso Anual de 2002 de estudantes de Farmácia da Europa foi Farmacoeconomia. E o grande tema foi a falta de instrução desta área durante a graduação.  

Primeiramente, veremos que a área exige uma gama enorme de conhecimentos, mas calma! Não se desespere ainda! Saber tudo com profundidade é quase impossível, por isso existe uma questão muito importante nesta área. A multidisciplinaridade. Na área encontramos farmacêuticos, médicos, enfermeiros, economistas, administradores, estatísticos, engenheiros.



Mas aqui vão alguns conhecimentos que considero essenciais:
  •          Economia
  •          Epidemiologia clássica e epidemiologia clínica
  •          Bioestatística
  •          Conhecimentos avançados em Access e Excel
  •          Principalmente na parte de Outcomes Research (Pesquisa de Desfechos), é importante conhecimentos de Pesquisa Clínica (condução de estudos, desenvolvimento de protocolos) para o desenvolvimento dos estudos chamados de fase IV.
  •          Conhecimento do funcionamento do mercado Público e Privado em saúde
  •          Funcionamento da Avaliação de Tecnologias no sistema brasileiro
  •          Sociologia
  •          Medicina Baseada em Evidências

Pessoas em busca de cursos e outros aqui no país vão encontrar certa dificuldade. No início, tive a oportunidade de ir à Universidade de Oxford para um intercambio e felizmente no mesmo período, pude fazer um curso de Introdução à Economia da Saúde.

No Brasil encontramos um MBA em Economia da Saúde na UNIFESP, mas no nível de graduação, só conheço a matéria optativa de Farmacoeconomia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, ministrada pela professora Dra. Eliane Ribeiro. Existem cursos de Curta Duração ou cursos online disponibilizados pela ISPOR e por universidades, assim como Mestrados a distância (University of York (UK) e Universitat Pompeu Fabra (Espanha)).

No site da ISPOR, também podemos encontrar alguns short courses além dos Congressos de Economia da Saúde e Farmacoeconomia, que são locais para o intercâmbio de conhecimento e contato com os profissionais da área. Vale a pena a busca de artigos em revistas como a “Pharmacoeconomics” e no site http://www.healtheconomics.com/graduateprograms.cfm.



Nenhum comentário:

Postar um comentário