Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Burden of Disease

O estudo de Burden of Disease (que eu nunca ouvi o termo em português, mas seria algo como Impacto da Doença) é uma análise que não pode ser chamado de Farmacoeconômico, mas nas empresas pela qual passei, essa é uma responsablidade da área de Economia da Saúde (que engloba a farmacoeconomia e entre outras coisas a área de Pesquisa de Desfechos, que realiza os estudos de banco de dados e estudos de Fase IV, que nos dão os dados necessários para a análise).

Qual sua importância?
Esta análise nos dá a importância da doença analisada, em termos de qual a taxa de morbidade e mortalidade da enfermidade. Com isso, podemos elencar e comparar o impacto desta com outras doenças. Nas empresas farmacêuticas, esse approach é importante para demonstrar aos pacientes, decisores e profissionais da saúde a importância do tratamento da doença do medicamento em questão.

Tradicionalmente, o Burden of Disease é mensurado em número de anos de vida perdidos por uma doença particular. Na década de 90, a Organização Mundial de Saúde passou a incorporar dados de qualidade de vida na análise. Com isso, a depressão foi elencada como uma das doenças mais impactantes na sociedade.

Um comentário:

  1. Alvaro,

    Veja informações sobre o Projeto Carga de Doença no Brasil:

    http://www4.ensp.fiocruz.br/projetos/carga/apresentacao.htm

    ResponderExcluir