Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IV Simpósio de Saúde Suplementar

Hoje, no dia 25 de agosto foi realizado o IV Simpósio de Saúde Suplementar. O evento foi realizado ali bem próximo da sede da Johnson&Johnson no Butantã, e foi fruto da parceira da Janssen (divisão farmacêutica da J&J), a Evidências e UNIDAS (União Nacional de Autogestão de Saúde).



O evento contou com a abertura do presidente da Janssen, José Roberto Ferraz, e teve como grande foco e tema, O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE NA SAÚDE SUPLEMENTAR.

Como foi dito anteriormente, a ANS é o órgão regulador do Sistema de Saúde Privado Brasileiro e este sistema tem como objetivo suplementar (como diz o próprio) o que o Sistema Público não consegue suprir. Entretanto, o processo de judicialização, a ineficácia do sistema público de saúde, o altíssimo custo das inovações tecnológicas em saúde e outras questões estão levando a saúde suplementar à falência se nada for feito.

Ficou muito claro que o atual sistema está tendendo à falência e a INOVAÇÃO é a palavra da vez. E dentro desse contexto, FARMACOECONOMIA foi uma palavra mencionada algumas vezes (para minha felicidade!). Outra palavra muito falada foi ÉTICA e PARCERIA.

Outro ponto que foi destacado e achei muito interessante foi estar ali no palco um provedor de serviços, uma indústria farmacêutica e um representante do Sistema Privado no mesmo palco, conversando sobre o mesmo assunto e tentando discutir um assunto em comum como parceiros.


Além disso, o evento com nada menos que a Christiane Pelajo, jornalista da rede globo, que falou sobre o Relacionamento da Imprensa com os Planos de Saúde. Foi uma discussão bem apimentada, mas muito rica e que levou a um bom brain storm de todos. Como todos sabem, os planos de saúde são muitas vezes anunciados como vilões na saúde por não darem cobertura de nada que queremos, mas nem sempre as coisas funcionam assim. Muitas vezes há uma lógica e uma EVIDÊNCIA MÉDICA embasando tudo isso. Mas a forma com que isso é passado para a população talvez não distorcida, mas sim faltante de algumas informações, assim como as várias revistas Veja que tenho aqui em casa falando que a cura de todos os males está próxima. E na verdade ela ainda está um pouco distante, infelizmente.

Foto com Christiane Pelajo

O evento teve como palestrantes o Dr. Fernando Fernandes e Dr. Otávio Clark da Evidências falando sobre “O auditor e o dilema dos custos” e “Inovação no Modelo de Saúde”. Deu para perceber como idéias simples e ações de baixo custo como PREVENÇÃO, podem inibir gastos totalmente desnecessários. E mais uma vez, a palavra INOVAÇÃO, como por exemplo, utilizar a tecnologia e a mídia à nosso favor.


O evento contou também com o diretor de Economia da Saúde e Acesso da Janssen, Fábio Zanini, falando sobre como desenvolver uma relação ética. O bacana foi que ele mostrou o credo da J&J (que um grande amigo da área, Elio Asano, já havia me dito) que fala antes de tudo sobre o foco no paciente, e no fundo é o que todos nós, profissionais da saúde buscamos. E mais ainda, ver mais um veterano da mesma faculdade estar tendo um trabalho reconhecido numa grande empresa, e na mesma área que estou trilhando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário